Nota de pesar do Curso de Publicidade e Propaganda pelo falecimento de Gilmar de Carvalho

Data de publicação: 18 de abril de 2021. Categoria: Sem categoria

O Curso de ComunicaçãoSocial – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará lamenta a perda do amigo e mestre Gilmar de Carvalho. Com inteligência rara e um profundo comprometimento com a vivência e a produção de um saber vinculado às culturas populares, Gilmar inspirou e seguirá inspirando gerações inteiras.

Com ele, desde 1985, muitos e muitas de nós do curso de Comunicação Social palmilhamos o chão do Ceará, aprendendo a valorizar nossas diversas expressões culturais, das quais ele foi um observador íntimo.

Sua colaboração marca também a literatura, o teatro, a publicidade. Neste campo, sua passagem por agências de publicidade foi marcante em termos criativos e suas reflexões sobre a área foram parte importante das suas pesquisas. Os livros “Publicidade em Cordel” e “O Gerente Endoidou” são, para nós, referências pioneiras sobre o fazer publicitário no nosso Estado. Gilmar foi, ademais, um dos fundadores da habilitação em Publicidade e Propaganda.

Em tudo o que fez havia compromisso, ousadia e criatividade, além de uma boa dose de crítica social. Ético, íntegro, guiado pelos mais bonitos valores do nosso povo, negou-se a receber o título de Professor Emérito da UFC, em 2019, por não tolerar o ataque à democracia na universidade.

Perdemos para a covid um grande cearense, cujo reconhecimento histórico ainda há de ganhar a dimensão de sua pessoa e de sua obra. Neste momento de dor, abraçamos Francisco, seu companheiro, e os muitos amigos e amigas de Gilmar, desejando que encontrem forças nas lembranças de riso particular, sua fina ironia e sua imensa generosidade.

Colegiado do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
18 de abril de 2021