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Universidade Federal do Ceará
Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

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Projeto Pedagógico

Em 2018, motivados pelo processo de elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Publicidade e Propaganda (DCNCPP)1 , os integrantes do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) deram início às discussões sobre o novo projeto pedagógico que resultou no presente documento. Além da necessidade de adequar o currículo às transformações sociais, políticas e econômicas vivenciadas nesse período, o colegiado teve ainda o desafio de alinhar o projeto às novas DCNCPP e às exigências de curricularização da extensão propostas pelo Ministério da Educação (MEC).

O colegiado do curso começou o processo de reforma curricular estabelecendo diálogos sobre a concepção de universidade, o seu caráter público e o seu lugar como instituição de referência educacional e social. Partiu-se da compreensão que vivemos na era da chamada “sociedade do conhecimento” marcada pela “emergência de um novo paradigma econômico e produtivo no qual o fator mais importante deixa de ser a disponibilidade de capital, trabalho, matérias-primas ou energia, passando a ser o uso intensivo de conhecimento e informação” (BERNHEIM; CHAUÍ, 2008, p. 7). Concebido em um contexto profundamente atravessado por crises políticas, econômicas e ambientais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) ressalta a centralidade da comunicação, o protagonismo cidadão e a importância da universidade na produção e difusão do conhecimento.

Comprometido com uma formação que reforce a autonomia dos discentes, mas que também os posicione como seres integrantes de coletividades, o corpo docente tratou da importância da universidade como instituição de defesa da democracia e da ciência com vistas a solucionar problemas, promover a justiça social e proporcionar o bem estar individual e coletivo. Percebemos o cenário acadêmico como lugar de debate onde, por definição, o espírito crítico tem de florescer: um lugar de confronto, não uma ilha onde o aluno desembarca para sair com um diploma” (SARAMAGO, 2013, p. 26).

Assim, o PPC amplia, em sua origem, o olhar e a escuta sensíveis para contar com a multiplicidade de contribuições. Para tanto, foram realizados eventos com profissionais da área, com pessoas egressas do Curso, com integrantes de movimentos da sociedade civil e com estudantes, visando identificar e compreender as principais transformações nos campos da comunicação e da publicidade, além das habilidades e conhecimentos necessários para o exercício da publicidade. Outro intuito desse processo foi compreender como o curso poderia contribuir de forma mais significativa e valiosa com a sociedade cearense e brasileira.

A seguir, deu-se prosseguimento à reforma por meio de reuniões de colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) contando com a colaboração da Coordenação de Programas Acadêmicos (CPAc) e do setor de Apoio Pedagógico do Instituto de Cultura e Arte (ICA), além da Secretaria de Governança da UFC. Foram realizadas, também, pesquisas por meio de questionários com o corpo discente, com egressos e com os docentes para identificar e avaliar questões relacionadas à estrutura curricular vigente, bem como para coletar sugestões e críticas para a composição do novo PPC.

Após mais de duas décadas de fundação do Curso, tendo um corpo docente composto – quase em sua metade – por egressos da graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, consideramos que esse documento expressa nossa história e visão de universidade como espaço de reflexão, intervenção e transformação social e da importância da Comunicação e da Publicidade no tempo presente

Projeto pedagógico 2024.2 (em implementação)

Projeto Pedagógico – Matriz 2014.

 

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