Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Área do conteúdo

Trancamentos

Parcial

O trancamento parcial consiste em cancelar a matrícula de uma determinada disciplina. Para isto, o(a) aluno(a) deve se dirigir à SICA dentro do prazo estabelecido no Calendário Universitário.

Total

O trancamento total cancela a matrícula em todas as disciplinas do atual semestre letivo. Este tipo de trancamento é permitido quando o(a) aluno(a) se enquadra nas seguintes situações: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC; mudança de domicílio para outra cidade; exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários; obrigação de natureza militar. Ambos são realizados dentro do período determinado pelo Calendário Acadêmico.

Regime Especial

Os(as) alunos(as) doentes ou gestantes, que não podem comparecer às aulas, devem solicitar regime especial em dois casos por doença (Decreto-lei 1044/69 ); ou por gestação (Lei 6202/75 ).

Como não existe lei contemplando o abono de faltas, na prática, após a solicitação de regime especial, aluno(a) e professor entram em acordo para a melhor ação didática, sem prejuízo para as partes envolvidas.

Para solicitar o regime especial basta entrar em contato com a coordenação e a CPASE (Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos), que oferece a realização de perícia médica para fins de concessão de trancamento de matrícula ou regime especial por motivo de saúde aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação.

Acessar Ir para o topo