Carta Aberta do Colegiado do Curso de Publicidade à Comunidade Acadêmica

Data de publicação: 10 de junho de 2020. Categoria: carta aberta

O Colegiado do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda é favorável à suspensão do calendário acadêmico neste período de isolamento social gerado pela pandemia do coronavírus. O posicionamento foi tomado em reunião nesta terça-feira, 9.

Desde o início do isolamento, com as aulas presenciais suspensas e seguindo deliberações do colegiado do Instituto de Cultura e Arte (ICA), as disciplinas não foram continuadas de forma remota. À medida que a situação se prolongava em virtude do distanciamento, o colegiado sentiu a necessidade de compreender a situação dos/as estudantes do curso de forma geral. Para tanto, foi realizada pesquisa que alcançou mais de 90% do nosso corpo discente, sendo respondida por 262 dos 283 alunos ativos no curso. Os resultados mostram, além de dificuldades técnicas e de acesso a internet e programas necessários às aulas, problemas psicológicos como ansiedade, medo – por si, por familiares e amigos – e insegurança.

Para muitos, as aulas remotas poderiam piorar a condição de saúde mental. Há relatos que apontam que a não suspensão do calendário da UFC e a divulgação de propostas e informações erráticas já têm gerado angústia e ansiedade. Essas condições afetam sobremaneira estudantes que enfrentam problemas financeiros. É preciso envidar todos os esforços para que eles não sejam deixados para trás.

O colegiado entende que é necessário que a sociedade e a universidade, em particular, tenham tempo e condições para debater verdadeira e profundamente as condições para a realização integral de suas atividades no contexto da pandemia, que infelizmente não deve ser resolvida em um curto espaço de tempo. Defendemos, portanto, que sejam formuladas, de forma democrática, medidas que abordem e criem condições condições tecnológicas, metodológicas, de infraestrutura e higiene, bem como dialoguem com as situações que envolvem subjetividades tão afetadas por este cenário. Diversas universidades têm adotado esse caminho, que consideramos mais condizente com a visão de universidade que nos orienta.

Colegiado do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Fortaleza, 09 de junho de 2020.

PDF com a Carta Aberta do Colegiado do Curso de Publicidade à Comunidade Acadêmica.