Apresentação do relatório sobre Pesquisa com discentes do Curso de Publicidade

Data de publicação: 10 de junho de 2020. Categoria: Sem categoria

Os impactos da pandemia de Covid-19 nas universidades foram inúmeros. Pelo país inteiro, vimos relatos de algumas iniciativas feitas para compreender melhor a situação dos alunos para propor ações compatíveis com a realidade, seja para a reposição de aulas, para atividades de outras naturezas, ou ainda, para o cancelamento do semestre.

O Colegiado do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda decidiu, em reunião, aplicar uma pesquisa para seus alunos, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário de caráter quantitativo e qualitativo, com o objetivo de compreender melhor a situação dos estudantes e conhecer suas necessidades e desejos em relação a uma possível retomada de atividades, de forma remota.

O questionário foi construído colaborativamente pelo colegiado. Foi assegurado aos estudantes o total sigilo dos dados, que ficaram restritos apenas à Comissão de Análise formada pelos professores Liana Amaral (coordenadora), Alan Góes (vice-coordenador) e Soraya Madeira (profa da disciplina de Pesquisa Mercadológica).

A proposta do questionário era dar espaço para os alunos poderem falar livremente, oferecendo uma abordagem mais humanizada, além de questões sobre acesso a internet e a computador. Em razão disso tudo, 90% dos estudantes do curso participaram da pesquisa, em um universo de 283 alunos ativos, de acordo com o SIGAA (262 participantes no total).

Confira o relatório na íntegra.