Projetos de Pesquisa
GICEU
O Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Imagens, Consumo e Experiências Urbanas (Giceu) tem como interesse o estudo de questões relacionadas às mudanças nos processos imagéticos no contexto da comunicação e suas apropriações. Nesse sentido, lida, em suas pesquisas e atividades de extensão, com temas relacionados ao campo da imagem na comunicação e na produção de subjetividades; no campo das tendências socioculturais e histórica do fenômeno da publicidade na dinâmica do consumo e das experiências urbanas no contexto do mundo contemporâneo. O projeto de pesquisa “A imagem de Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014” gerou artigos em periódicos e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Um novo projeto iniciou em 2016, Narrativas de Consumo de Fortaleza. O projeto compreende duas etapas: uma pesquisa sobre a produção musical falando sobre a cidade de Fortaleza no movimento musical “O pessoal do Ceará”; e como a cidade é apresentada nas crônicas literárias entre 1970 a 1990.
Saiba mais: CNPq
GRIM
O Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim) agrega estudantes da graduação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e possibilita o intercâmbio de ideias, discussões e reflexões acerca da relação de crianças e jovens com a comunicação midiática, em particular, busca sensilbilizar os alunos para a dimensão ética da comunicação voltada para a criança e o adolescente. Nas pesquisas desenvolvidas pelo GRIM e nas ações desenvolvidas pelo Grupo, os estudantes têm a oportunidade de refletirem sobre as representações dos grupos mencionados na Publicidade, problematizando as questões etnicas , de classe e de gênero, assim como as implicações ambientais do incentivo ao consumismo.
Site do Grupo: www.grim.ufc.br
IMAGO
O IMAGO tem como objetivos discutir as metodologias atuais de análise de imagens, investigar produções imagéticas em acordo com as categorias propostas pelos autores ligados à nossa pesquisa e fomentar o intercâmbio de saberes. Desdobramento do grupo de pesquisa Vilém Flusser, que teve início em 2010, o IMAGO, atualmente, abriga as seguintes pesquisas: “Faces do rosto” e “Palavra e Imagem: tradução intersemiótica”, sob a coordenação da Profa. G. Reinaldo; “Narrativas sensoriais: a lógica do sensível no audiovisual contemporâneo” e “Do visível ao inapresentável: apontamentos sobre a nova fotografia brasileira”, coordenados Pelo prof. Osmar Gonçalves dos Reis Filho; o “Grupo de Análises e Estudos da Imagem Contemporânea UFC / ICA”, o GAEIC, coordenado pelo Prof. Fernando Maia (ICA-UFC); e o “LABGRAÇA”, que discute comunicação e humor, coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Acselrad.
Saiba mais: CNPq
LEEA
O Laboratório de Estudos e Experimentação em Audiovisual (Leea) estuda questões relacionadas ao lugar da imagem contemporânea, aos possíveis caminhos da análise fílmica e à invenção de olhares em um mundo povoado de clichês.
Saiba mais: site do LEAA
OFICINA INVISÍVEL DE INVESTIGAÇÃO EM QUADRINHOS
O grupo, que envolve alunos de graduação e de pós-graduação, começou a desenvolver neste ano um evento chamado “Ciclo de Debates em Quadrinhos”, realizado mensalmente e que envolve debates com a presença de pesquisadores e professores de diversas áreas (Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Direito, Cinema, Sociologia etc.). Ao mesmo tempo, o grupo é reflexo de participação de graduandos e pós-graduandos em eventos temáticos, como as Jornadas Internacionais de Quadrinhos, realizados regularmente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Saiba mais: CNPq