Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Área do conteúdo

Projetos de Extensão

LIGA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

A Liga Experimental de Comunicação é a agência experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e também é um programa de extensão que busca aliar o conhecimento teórico à experiência prática, através da integração compromissada com projetos da universidade e da sociedade. Atendendo à recomendação do Ministério da Educação em relação à implementação de agências experimentais nos Cursos de Comunicação, a agência atende uma demanda por parte dos estudantes, consolidando uma formação articulada com o ensino, a pesquisa e a extensão. Na sua prática, desenvolve produtos na área de comunicação para a própria Universidade, entidades do Terceiro Setor, Movimentos Sociais e Associações Civis sem fins lucrativos. Com isso, os cursos referidos trabalham uma experiência profissional junto aos estudantes, mas também fazem uma reflexão acerca dessas práticas profissionais e da sua atuação enquanto cidadãos. A Liga também é um ambiente de discussão da produção de sentido dos mais diferentes meios de comunicação e de sua influência na comunidade, apresentando visões alternativas às práticas excludentes e opressivas que se refletem nos mais diversos veículos de comunicação.
Saiba mais: https://www.liga.ufc.br/

RASTRO

A Rastro é Agência de Publicidade Modelo da UFC e tem como objetivo articular as teorias e técnicas aprendidas em sala de aula à uma simulação das práticas do mercado de trabalho. Ela é supervisionada por professores do Curso de Publicidade e é composta pelos setores de gestão, atendimento, planejamento, mídia, criação e produção. A proposta é fazer com que o Curso ofereça aos estudantes experiências que satisfaçam não só os processos de aprendizagem, mas que os preparem para um melhor desempenho de suas diversas atividades no futuro cotidiano profissional. A Agência também possibilita oferecer ao Instituto de Cultura e Arte e aos cursos da UFC um atendimento publicitário, pois os mesmos necessitam divulgar seus projetos. Além disso, a Rastro se configura como projeto de extensão, na medida em que atende clientes que não são vinculados à UFC, como no caso de organizações não governamentais. A experiência oferece aos estudantes a oportunidade de montar um portfólio ao longo das experiências acadêmicas e de verem suas produções efetivadas. Deste modo, torna-se possível compreender, mais claramente, quais são as melhores práticas da atividade publicitária a partir da execução e avaliação de ações desenvolvidas.
Saiba mais: @rastroufc

TVEZ

O programa de extensão Tvez – Educação para o uso crítica das Mídias desenvolve ações de leitura e produção crítica da mídia em escolas municipais de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape. O Programa integra o LAPSUS (Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade) com participantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Psicologia. Assumindo uma proposta interdisciplinar de articulação dos saberes produzidos nos cursos mencionados, o TVez desenvolve ações formativas junto a Professores, promovendo cursos junto a professores das escolas públicas, envolvendo temáticas que envolvem a presença das mídias no cotidiano escolar, a relação publicidade e consumo, as políticas de comunicação, entre outros. Em destaque no debate com os professores estão as temáticas dos direitos de crianças e adolescentes, a problematização dos estereótipos de gênero, etnias, classe social etc., além da questão da problematização do consumismo e seus impactos ambientais.
Saiba mais: www.tvez.ufc.br

COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

O programa de extensão Comunicação e Políticas Públicas foi pensado na perspectiva de complementaridade das atividades dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Suas diretrizes se voltam para a aproximação entre a Universidade e os setores governamentais, movimentos e organizações sociais e empresariais interessados no desenvolvimento de políticas públicas na área da Comunicação. A partir do Programa, esses atores encontram na Universidade um ambiente propício à discussão e formulação de ações de extensão nessa área. Como forma de se estabelecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ao Programa de extensão corresponde um Grupo de Pesquisa com a mesma denominação – Comunicação e Políticas Públicas. Além da extensão e pesquisa, as disciplinas ministradas pelo professor coordenador do Programa de Extensão Comunicação e Políticas Públicas agregam à ação a dimensão do ensino, complementando o tripé da ação docente.

OFICINA DE QUADRINHOS

No projeto Oficina de Quadrinhos os alunos aprendem os vários aspectos da criação de uma história em quadrinhos, abordando desde noções básicas de desenho, técnicas de redação de roteiros e diagramação de páginas, até a fase final de produção e publicação. As aulas se dividem em módulos didáticos: Desenho, Roteiro e Quadrinização. A Oficina também inclui aulas avulsas para enriquecer o aprendizado, contemplando técnicas de pintura e colorização, técnicas avançadas de desenho, etc.
Saiba mais: Site da Oficina de Quadrinhos

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo