ORIENTAÇÕES GERAIS – MATRÍCULA 2024.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Data da publicação: 4 de outubro de 2024 Categoria: Sem categoria
Tendo em vista a implementação do Currículo 2024.2, seguem algumas orientações para a matrícula do próximo semestre. São diretrizes gerais, que se aplicam à maioria dos casos, mas podem ocorrer exceções a partir do perfil e percurso individual do discente. Por favor vejam com atenção:
A TODOS OS DISCENTES:
- A matrícula do semestre 2024.2 ocorrerá entre os dias 08 a 11 de outubro via SIGAA. Conforme sempre orientado nas recepções dos calouros, os discentes devem acompanhar prazos no Calendário Universitário (https://www.ufc.br/calendario-universitario/2024-ajuste-pos-greve) e no site do ICA (https://ica.ufc.br/pt/http-ica-local-index-phpvarbusca_autorizado/). NÃO PERCAM PRAZOS DE MATRÍCULA.
- Caso não consiga vaga em uma turma almejada, você deverá refazer a matrícula nos períodos de ajuste e matrícula em tempo real pelo próprio SIGAA. Não é necessário enviar e-mail para a coordenação do curso. Não é a coordenação do curso que defere as solicitações de matrícula, é o algoritmo do próprio SIGAA, levando em conta diversas variáveis do estudante como o IRA e o semestre em que se encontra o discente. Caso não consiga matrícula mesmo após os períodos de ajuste, será encaminhado um e-mail para todos os discentes para que vocês possam fazer solicitação de vagas na matrícula irrestrita.
- Na matrícula irrestrita, as solicitações serão analisadas pela coordenação e, de modo geral, serão priorizados os discentes que estão mais próximos da conclusão do curso.
- Quebra de pré-requisito será realizada na matrícula irrestrita mediante autorização expressa do docente da disciplina para o e-mail publicidade@ufc.br.
- Não está prevista supressão de matrícula em 2024.2. Esse mecanismo só costuma ocorrer em períodos excepcionais, como a pandemia e a greve.
- Se você está “devendo” disciplinas de semestres anteriores ao seu, PRIORIZE-AS. Como exceção a essa orientação, a turma de 2022.1 que deverá fazer Antropologia Cultural posteriormente.
- Os dias livres são para que vocês possam cumprir optativas. Essas podem ser optativas ou optativas livres. Não deixem para cumprir essa carga horária no final do curso. Futuramente vocês terão estágios e TCCs e a vida ficará ainda mais corrida. Façam o que for possível agora.
AOS INGRESSANTES DE 2024.1
- Para cumprir a migração ao currículo 2024.2, as turmas desenhadas a vocês foram:
PSICOLOGIA APLICADA À PUBLICIDADE – TURMA 01
COMUNICAÇÃO VISUAL – TURMA 01A
PUBLICIDADE, CONSUMO E SOCIEDADE – TURMA 02A
MARKETING – TURMA 01A
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I – TURMA 01
A turma de METODOLOGIAS DA PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICA não será ofertada em 24.2 por incapacidade de oferta. No entanto, quem desejar e tiver disponibilidade poderá cumpri-la através de sua equivalente ICA0496 – METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE, FILOSOFIA E CIÊNCIAS
- Não esqueçam que vocês devem cumprir desde já 270h em atividades de extensão. Essas atividades de extensão devem ser atividades cadastradas na Pró-reitoria de extensão. Sem essas horas, vocês não irão se formar. Não deixem para a última hora.
AOS INGRESSANTES DE 2023.2:
- As turmas desenhadas a vocês foram:
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA – TURMA 01A
MARKETING – TURMA 02 A
METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTES, FILOSOFIA E CIÊNCIAS – QUALQUER TURMA
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I – TURMA 02
AOS ESTUDANTES QUE IRÃO SE MATRICULAR EM TCC:
- Não deixe de cumprir o TCC no próximo semestre. Está prevista a aplicação do ENADE no próximo ano e se você atrasar o processo do TCC, corre o risco de ser obrigado a fazer essa prova.
- Se pretende desenvolver um trabalho prático, matricule-se em ICA0515 – PROJETO EXPERIMENTAL – PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA. Se pretende desenvolver um trabalho monográfico, matricule-se em ICA0514 – PROJETO EXPERIMENTAL – MONOGRAFIA. Não há problema fazer um tcc prático se você tiver feito a disciplina de Pesquisa em Comunicação e tiver mudado de ideia, assim como não há problema em fazer monografia caso tenha feito a disciplina de Técnicas de Produção Publicitária.
- Se definiu o assunto, procure um professor e o convide para orientá-lo. Recomenda-se escolher um docente relacionado com o tema. O orientador pode lecionar no nosso e/ou em outros cursos da universidade. Deem uma certa urgência nesse processo, pois os docentes costumam ter muitas orientações e podem não aceitar as solicitações por sobrecarga de trabalho.
- Se você conseguiu um orientador, preencha o termo de orientação disponível no site do ICA, peça para seu orientador assinar e entregue à sica (sica@ufc.br) ATÉ 04 DE NOVEMBRO. Sua matricula em tcc só será confirmada se você cumprir essa etapa. Caso não entregue o termo de orientação e você não tiver mais nenhuma matrícula em disciplina, sua matrícula será bloqueada pela PROGRAD. Portanto, NÃO DEIXE DE CUMPRIR ESSA ETAPA.