Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Área do conteúdo

Corpo Docente

Alan Eduardo dos Santos Góes
Email: alangoes@ufc.br
Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Comunicação, Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Roteirista de Cinema através do Laboratório de Audiovisual, sob a tutoria dos cineastas Karim Ainouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes. Foi produtor da Temporada de Cinema Cearense do TVCine Dragão, um programa televisivo em parceria da TV Cidade com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também foi assistente de curadoria e programação do Cinema do Dragão do Mar – Fundação Joaquim Nabuco. Além de desenvolver paralelamente o projeto de artes visuais Cine de Dedos – Fortaleza nas mãos, premiado pelo Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Tem interesse nas áreas de roteiro audiovisual, cinema clássico, narrativa audiovisual, publicidade audiovisual, teorias da comunicação, semiótica e história e teorias do cinema.
Eixo: Produção Publicitária
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Publicidade e Propaganda, Comunicação, Design/Direção de Arte, Narrativa, Linguagens, Semiótica, Representação, Ficção Seriada/Filmes.
Temas de interesse para participação em defesas:
Publicidade e Propaganda, Comunicação, Design/Direção de Arte, Narrativa, Linguagens, Semiótica, Representação, Ficção Seriada/Filmes.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/0850071475059142

Antônio César da Silva
Email: cedasilva.ufc@gmail.com
Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2011. Formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2007. É Professor Assistente A do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, também é coordenador do curso. Pesquisa apropriações de plataformas virtuais, estudando os usos e os laços de sociabilidade que os usuários estabelecem com estas plataformas, as apropriações que delas fazem e a relação que há entre estas plataformas virtuais e o espaço urbano do qual partem estas apropriações.
Eixo: Produção Publicitária
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
.
Temas de interesse para participação em defesas:
.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2202330501594617

Antonio Wellington de Oliveira Junior
Email: wellington-jn@uol.com.br
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1992), mestre (1997) e doutor (2001) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Realizou estágio Pós-Doutoral em Artes no Departamento de Comunicação e Artes – DeCA da Universidade de Aveiro – UA. Atualmente é professor Associado III do Instituto de Cultura e Arte – ICA da UFC, professor do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES da UFC. Pesquisador ligado ao Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura – ID+ (Portugal). Líder do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Artista visual e performer. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Artes, com ênfase em performance, artes visuais, teorias da comunicação, semiótica, glossolalia e religião, cultura tradicional popular.
Eixo: Fundamentação teórica
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Publicidade e Propaganda, Comunicação, Design/Direção de Arte, Redação Publicitária, Narrativa, Cultura, Linguagens, Semiótica, Ficção Seriada/Filmes, Jogos, Arte, Performance, Comunidade, Criação, Criatividade, Tradicional Popular, Religião, Religiosidade.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Design/Direção de Arte, Redação Publicitária, Internet, Publicidade/Marketing Digital, Narrativa, Cultura, Linguagens, Semiótica, Música, Ficção Seriada/Filmes, Jogos.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5419260227870704

Fernando Luis Maia da Cunha
Email: fernandomaiadacunha@gmail.com
Fernando Maia da Cunha, formou-se em Belas Artes, na PUC-RJ. Cursou especialização em Fotografia e Vídeo na NORDIC FOLKHIGHSCHOOL BISKOPS ARNÖ, na Suécia, tem Pós-Graduação em Fotografia, Imagem e Comunicação na Universidade Cândido Mendes – RJ, é Mestre em Comunicação – Fotografia e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) e Doutorando em Psicologia pelo programa de pós-graduação em psicologia na Universidade Federal do Ceará (PPGP/UFC). É Fotógrafo, pesquisador, diretor de fotografia e Professor Universitário efetivo da UFC ? Universidade Federal do Ceará no ICA- Instituto de Cultura e Arte. Líder do Gaeic – Grupo de Análises e Estudos da Imagem Contemporânea – Narrativas de Sí e participa como professor pesquisador do Imago – laboratório de estudos de estética e imagem – UFC e do PARALAXE  – Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica. É sócio Efetivo da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia.
Eixo: Fotografia
Pode orientar: Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Design/Direção de Arte, Narrativa, Cultura, Identidade, Ficção Seriada/Filmes, Fotografia.
Temas de interesse para participação em defesas: Comunicação, Design/Direção de Arte, Publicidade/Marketing Digital, Narrativa, Cultura, Identidade, Linguagens, Ficção Seriada/Filmes, Fotografia.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6751225942058073

Joaquim Francisco Cordeiro Neto
Email: chiconeto@ufc.br
Professor Auxiliar do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará. Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, design estratégico, processos criativos e comunicação para o terceiro setor.
Eixo: Criação
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Publicidade e Propaganda, Design/Direção de Arte, Marketing, Branding, Publicidade/Marketing Digital.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Design/Direção de Arte, Redação Publicitária, Marketing, Branding, Publicidade/Marketing Digital.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/0075395629291026

Gabriela Reinaldo
Email: gabriela.reinaldo@gmail.com
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista Fapesp 1998 – 2002), Gabriela Reinaldo é professora do Instituto de Cultura e Arte, o ICA, da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professora na graduação e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordena o Imago – laboratório de estudos de estética e imagem (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3220389528083591), que abriga, entre outros projetos de pesquisa, os projetos “Tradução Intersemiótica: a relação palavra e imagem” e “As faces do rosto”. Realizou doutorado sanduíche na Université Paris X (1998) e estágio pos-doutoral sênior na condição de professora visitante no Departamento de História da Arte da Universidade de Cambridge – UK, onde investigou as representações do Brasil feitas pelos artistas cientistas do século XIX, especialmente C.F.P von Martius (projeto intitulado “O olhar naturalista e o seu legado para a ciência e para a ficção”, Estágio Sênior no exterior, Bolsa Capes – agosto de 2013 a agosto de 2014). Neste período, também pesquisou e participou de eventos no The Warburg Institute, ligado à Universidade de Londres. Tem experiência na área de Semiótica, com ênfase em Comunicação Social atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica peirceana, Semiótica da Cultura, Mito, Tradução Intersemiótica e entre culturas, Literatura, Vilém Flusser e João Guimarães Rosa.
Eixo: Fundamentação teórica
Pode orientar: Monografias
Temas de interesse para orientação:
Comunicação, Narrativa, Cultura, Linguagens, Semiótica.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Narrativa, Cultura, Semiótica.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/3885064446506872

Glícia Maria Pontes Bezerra
Email: glicia@ufc.br
Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). É docente da Universidade Federal do Ceará desde agosto de 2006. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, regulação, discurso e hegemonia.
Eixo: Criação
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Publicidade e Propaganda, Comunicação, Consumo, Representatividade, Política, Ética/Regulação.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Design/Direção de Arte, Redação Publicitária, Consumo, Cultura, Identidade, Linguagens, Representação, Representatividade, Política, Ética/Regulação.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6751225942058073

Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro
Email: pinheirogustavoabr@gmail.com
Professor Adjunto do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade de Fortaleza, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela Universidade Federal da Bahia. Estágio pós-doutoral na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em publicidade, atuando principalmente na área de criação publicitária. Experiência no ensino de disciplinas práticas/teóricas como Direção de Arte, Redação Publicitária, Comunicação Visual, Planejamento Gráfico e Criação Publicitária.
Eixo: Criação
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Publicidade e Propaganda, Design/Direção de Arte, Redação Publicitária, Branding, Publicidade/Marketing Digital.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Design/Direção de Arte, Redação Publicitária, Marketing, Branding, Internet, Publicidade/Marketing Digital, Linguagens, Ética/Regulação.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/9308654974454035

Helena Martins do Rêgo Barreto
Email: helena.martins@ufc.br
Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2012) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2009) pela mesma universidade. Docente (Adjunta-A) na Universidade Federal do Ceará, atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação; políticas de comunicação; comunicação e política; comunicação e direitos humanos. É integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Foi titular do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na primeira gestão do órgão (2014-2016) e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (2012-2018).
Eixo: Fundamentação teórica
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Comunicação, Internet, Publicidade/Marketing Digital, Política, Ética/Regulação.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Internet, Publicidade/Marketing Digital, Representatividade, Política, Ética/Regulação.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/0282160708821061

Inês Silvia Vitorino Sampaio
Email: ines@ufc.br
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com participação em Programa de Doutorado Sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. Em 2008, realizou estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá (2008). Foi Vice-diretora e Coordenadora Acadêmica do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (gestão 2011-2015). Coordenou o projeto de implantacão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, no qual é docente vinculada à linha de mídias e práticas socioculturais. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação – Compós (biênio 2014-2015), tendo sido secretária-geral no biênio 2011-2013. Atualmente, é vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM – UFC). É autora do livro Televisão, Publicidade e Infância (Annablume, 2004) e co-autora do livro Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil (Ed.Insular, 2012). Organizou as coletâneas Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação (E-papers, 2006) e Comunicação, Cultura e Cidadania (2012) e publicou inúmeros artigos em periódicos da área.
Eixo: Fundamentação teórica
Pode orientar: Monografias
Temas de interesse para orientação:

Temas de interesse para participação em defesas:
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2277124466176094

Janice Leal de Carvalho
Email: janice.leal@gmail.com
É Mestre em Administração de Empresas, com área de concentração em Marketing, pela Universidade Federal do Ceará. Possui Especialização em Gerência Executiva de Marketing e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (2002), pela mesma instituição. É Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Comunicação, Publicidade, Consumo e Moda.
Eixo: Gestão em Comunicação
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação:
Publicidade e Propaganda, Comunicação, Marketing, Branding, Publicidade/Marketing Digital, Consumo.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Marketing, Branding, Internet, Publicidade/Marketing Digital, Consumo, Cultura, Identidade, Representação, Representatividade, Política, Infância/Juventude, Ficção Seriada/Filmes.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2739537474980020

Liana Viana do Amaral
Email: lianaamaral@yahoo.com
Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação.
Eixo: Fundamentação teórica
Pode orientar: Monografias
Temas de interesse para orientação: Consumo, Cultura, Identidade, Ficção Seriada/Filmes.
Temas de interesse para participação em defesas: Comunicação, Consumo, Narrativa, Cultura, Identidade, Ficção Seriada/Filmes, Jogos.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/7831572064426191

Silvia Helena Belmino Freitas
Email: silviahelenabelmino@gmail.com
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2000) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos temas: cidade, consumo, propaganda e marketing. Líder do Grupo de Pesquisa de Imagem, consumo, experiência urbana em processos/produtos de comunicação (GICEU), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.
Eixo: Gestão em Comunicação
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Marketing, Branding, Consumo, Narrativa, Cultura, Música, Experiência urbanas.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Marketing, Branding, Consumo, Narrativa, Cultura, Identidade, Linguagens, Representação, Ética/Regulação, Música, cidade.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6790741818900059

Soraya Madeira da Silva
Email: sorayamadeira@ufc.com
Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Ceará, no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2016). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade pela Universidade Federal do Ceará (2009) e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus (2013). Tem experiência na área de Comunicação e Publicidade, em temas como mídia, internet, redes sociais, marketing e branding. Atua no Eixo de Gestão e Comunicação do curso de Publicidade, nas disciplinas de Mídia e Pesquisa Mercadológica. Pesquisa temas relacionados à cultura pop, cultura nerd, ficção seriada, narrativa e novas mídias.
Eixo: Gestão em Comunicação
Pode orientar: Monografias e Trabalhos Práticos
Temas de interesse para orientação: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Marketing, Branding, Publicidade/Marketing Digital, Narrativa, Ficção Seriada/Filmes, Jogos.
Temas de interesse para participação em defesas: Publicidade e Propaganda, Comunicação, Marketing, Branding, Internet, Publicidade/Marketing Digital, Narrativa, Identidade, Representação, Representatividade, Ficção Seriada/Filmes, Jogos.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2214486739190031

Administrativo

Juliana Nogueira Avelar
Email: sica@ufc.br
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2007), graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2013) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Ceará e professora do Centro Universitário Estácio FIC do Ceará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da Política, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades, juventude, segregação urbana, atuação de organizações de bairro, cidadania e direitos humanos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7828886869656674

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo