Implementação do Currículo 2024.2
A Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará informa que está aberto o Edital para os estudantes ativos na matriz curricular 2014.1 solicitarem a migração para a matriz curricular com previsão a ser implementada em 2024.2. A chamada aceitará inscrições até o dia 05 de agosto de 2024 e está disponível no site do ica: https://ica.ufc.br/wp-content/uploads/2024/07/edital-migracao.pdf. Para elucidar algumas questões acerca desta nova matriz, a coordenação do curso elaborou os informes a seguir.
Por que uma nova Matriz Curricular?
Em 2018, motivados pelo processo de elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Publicidade e Propaganda, os integrantes do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) deram início às discussões sobre o novo projeto pedagógico que resultou na nova matriz. Além da necessidade de adequar o currículo às transformações sociais, políticas e econômicas vivenciadas nesse período, o colegiado teve ainda o desafio de alinhar o projeto às exigências de curricularização da extensão propostas pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com as diretrizes curriculares, as disciplinas da nova matriz curricular são divididas em três novos eixos, sendo estes de formação (I) ética-humanística, em (II) Comunicação e (III) específica em Publicidade e Propaganda. Além disso, a curricularização da extensão adiciona a obrigatoriedade no cumprimento de um mínimo de 10% da carga horária total do curso em horas de extensão.
Dessa forma, o novo currículo além de atender às demandas citadas, também foi construído a partir de uma profunda reflexão acerca do papel da formação em publicidade na sociedade contemporânea, ancorada por pesquisas com profissionais do mercado, egressos e demais instituições de ensino superior.
Quais são as principais mudanças da nova matriz curricular?
Além dos três novos eixos de formação (ética-humanística, comunicação e específica em publicidade e propaganda) e a carga horária obrigatória de 270h em extensão; a nova matriz curricular conta com as seguintes disciplinas obrigatórias:
04
1) Comunicação e Arte (equivalente a Fundamentos da Comunicação Visual)
2) Sociologia e Comunicação (mesmo código da matriz 2014)
3) Filosofia e Comunicação (mesmo código da matriz 2014)
4) Fundamentos da Comunicação (equivalência a ser realizada da soma de Introdução à Comunicação mais Introdução à Publicidade);
5) Publicidade, Consumo e Sociedade (equivalente a Publicidade e Sociedade)
6) Psicologia aplicada à Publicidade (novo código com equivalência à matriz 2014)
7) Metodologias da Pesquisa e escrita acadêmica (equivalente a Metodologia da Pesquisa em Artes, Filosofia e Ciências)
8) Teorias da Comunicação I (mesmo código da matriz 2014)
9) Marketing (mesmo código da matriz 2014)
10) Comunicação Visual (equivalência a ser realizada a Design Gráfico aplicado a Publicidade)
11) Teorias da Comunicação II (mesmo código da matriz 2014)
12) Cultura visual (equivalente à optativa Cultura Visual)
13) Comunicação e Narrativa (equivalente à optativa Comunicação e Narrativa)
14) Gestão e Conteúdo de Marca (equivalente à optativa Gestão de Marca)
15) Criação Publicitária (mesmo código da matriz 2014)
16) Tecnologias, Comunicação e Sociedade (sem equivalência)
17) Ética e Legislação Publicitária (mesmo código da matriz 2014)
18) Pesquisa e Análise de Dados em Publicidade (equivalente à Pesquisa Mercadológica)
19) Redação Publicitária (mesmo código da matriz 2014)
20) Planejamento Estratégico de Comunicação (equivalente à Atendimento e Planejamento de Comunicação)
21) Produção Publicitária Audiovisual e Sonora (equivalente a Produção Publicitaria Em Audiovisual OU Produção Publicitária Em Mídia Sonora)
22) Direção de Arte (mesmo código da matriz 2014)
23) Inovação e Comunicação (sem equivalência)
24) Epistemologia da Comunicação (equivalente a Epistemologia e Metodologia Científica Aplicadas à Comunicação)
25) Publicidade e Práticas Sociais (sem equivalência)
26) Pesquisa em Comunicação – projeto monografia ou projeto prático
A nova matriz curricular possui 26 disciplinas obrigatórias (uma a mais que a matriz de 2014). Em compensação, há uma diminuição no número de disciplinas optativas que precisam ser cumpridas, sendo tal carga horária de 542h. O trabalho de Conclusão de Curso passa a ter 160h e as atividades complementares um total de 64h.
A seguir apresenta-se um quadro comparativo entre as matrizes curriculares:
Tabela comparativa Curso de Publicidade e Propaganda | ||
Item | Curriculo 2014.1 (vigente) | Curriculo 2024.2 (novo) |
Carga Horária Total | 2700h | 2700h |
Disciplinas totais | 37 (2336h) | 35 (2206h) ⬇ |
Disciplinas obrigatórias | 25 (1600h) | 26 (1664h) ⬆ |
Disciplinas optativas | 12 (736h) | 9 (542h) ⬇ |
Extensão | 0h | 270h ⬆ |
TCC | 176h | 160h ⬇ |
Atividades complementares | 188h | 64h ⬇ |
No mais, há também mudanças nos semestres em que são ofertadas as disciplinas Ética e Legislação Publicitária; Teorias da Comunicação I; Teorias da Comunicação II e Direção de Arte.
Quais as vantagens e desvantagens da migração do currículo?
Orientamos que cada discente olhe com atenção para as diferenças entre as matrizes curriculares e julgue seu percurso formativo. O currículo 2024.2 traz em sua estrutura disciplinas mais atualizadas; porém o colegiado e a coordenação atentam que a obrigatoriedade do cumprimento de 270h em atividades de extensão deverá ser pensada com bastante atenção. Somadas às atividades complementares, estas chegam a 334h. Por outro lado, a permanência no currículo 2014.1 possibilitará que o estudante curse as disciplinas do novo currículo como optativas/equivalente e apresenta uma carga horária total menor de atividades (188h) que podem ser cumpridas com maior flexibilidade.
Como os estudantes da nova matriz deverão cumprir as 270h de extensão?
As Atividades de Extensão são organizadas nas seguintes modalidades: I – Programa; II – Projeto; III – Curso de extensão; IV – Evento; V – Prestação de Serviços. Estas atividades são assim descritas pela Resolução Nº 28/CEPE, de 1º de dezembro de 2017:
I – Programa é um conjunto de atividades integradas, de médio e longo prazo, orientadas a um objetivo comum e que visam à articulação de projetos e de outras atividades de extensão cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade integrem-se às linhas de ensino e pesquisa desenvolvidas pela UFC, nos termos de seus projetos pedagógicos e de desenvolvimento institucional.
II – Projeto é a ação de caráter educativo, social, cultural, científico, tecnológico ou de inovação tecnológica, com objetivo específico e prazo determinado, vinculada ou não a um programa.
III – Curso de extensão é um conjunto articulado de atividades pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, nas modalidades presencial ou à distância, seja para a formação continuada, aperfeiçoamento ou disseminação de conhecimento, planejada, organizada e avaliada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 (oito) horas e critérios de avaliação definidos.
IV – Evento é a ação de curta duração que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.
V – Prestação de serviço refere-se ao estudo e à solução de problemas dos meios profissional ou social e ao desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e de pesquisa bem como à transferência de conhecimentos e tecnologia à sociedade.
Além disso, os estudantes poderão cumprir a carga horária relativa à Unidade Curricular Especial de Extensão, através das Ações Curriculares em Comunidades de Saberes, a serem viabilizadas pela Pró-reitoria de Extensão
Participo/participei da Rastro, caso migre para o novo currículo poderei utilizar essas horas como extensão?
Até o momento, não há confirmação de que participação em Empresas Júnior poderá contar como atividades de extensão para fins de curricularização da extensão, apenas para atividades complementares.
Como ocorrerá a implementação do novo currículo?
De acordo com o Edital 003/2024 do Instituto de Cultura e Arte; a implementação do novo currículo ocorrerá de forma gradual nos próximos anos, não havendo garantias de oferta das disciplinas de semestres avançados da matriz de 2024 nos próximos semestres Além disso, a coordenação avisa de antemão que estudos do colegiado mostram que a implementação do novo currículo acarretará na necessidade de um número maior de turmas em algumas disciplinas, o que diminuirá possivelmente a capacidade de oferta de disciplinas optativas do curso. A coordenação atenta que poderá haver também limitação de vagas em algumas disciplinas o que pode acarretar em alterações no percurso formativo dos estudantes.
Se eu permanecer na matriz curricular 2014.1, poderei cursar as novas disciplinas do curso?
A coordenação orienta que o estudante que permanecer na matriz 2014 tente seguir seu processo formativo da forma mais fiel a como o curso foi concebido. Em casos que o estudante estiver “devendo” disciplinas obrigatórias, ele poderá cursar as disciplinas da nova matriz como equivalentes ou optativas (nos casos em que estas não possuirem equivalências).
Se eu migrar para a nova matriz curricular, terei um novo prazo de conclusão do curso?
Não há previsão de alteração dos prazos para conclusão, sendo estes contabilizados a partir do semestre de ingresso do estudante no curso com prazo máximo de 12 semestres (6 anos).
A migração para o novo currículo altera/afeta o IRA?
Não haverá alteração no IRA por conta da migração curricular.
Caso migre para a nova matriz curricular e me arrependa é possível retornar à matriz de 2014?
A migração curricular é irrevogável, por isso orienta-se que cada discente veja com atenção as informações aqui listadas e o novo PPC no site do curso www.publicidade.ufc.br de forma a estar consciente de suas decisões.
Tabela comparativa entre os currículos e simulações de migração para os primeiros semestres.
O projeto pedagógico na íntegra pode ser acessado aqui.